terça-feira, abril 12

CUIDADOS COM A AGUA

  • Conservação
  • Principais rios e bacias do Brasil
  • Potencial energético
  • Oceanos
  • Portos e navegação
Conservação
O Brasil possui o maior potencial hídrico da Terra, o que corresponde a aproximadamente 11% da parcela mundial da água que escoa nos rios (um volume de mais de 5.700 km3). No entanto, mesmo tendo água em abundância, o uso racional dela é um assunto de extrema importância e as mudanças de hábitos em relação ao desperdício devem começar dentro de casa.
A bacia hidrográfica Amazônica é a maior do país e do planeta. Mas apesar de abundantes, os recursos hídricos no Brasil não são distribuídos igualmente pelas regiões do país.
O Nordeste e o Sudeste, são locais com uma população grande e com menos água disponível (3,3% e 6% da água do Brasil, respectivamente).

Consumo racional da água

No Brasil, o consumo de água por pessoa pode chegar a mais de 200 litros por dia. Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), seriam necessários somente 110 litros diariamente para atender às necessidades de consumo e higiene de um cidadão.

O uso urbano de água (doméstico e industrial) representa 11% do total consumido no país e é responsável por 44% da água que retorna aos mananciais sob a forma de efluentes sanitários que necessitam de tratamento. Dados da ONU ainda mostram que, cada mil litros de água utilizada pelos seres humanos resultam em 10 mil litros de água poluída.

Existem diversas maneiras de consumir com bom senso e de forma econômica os recursos hídricos disponíveis.

1. Seja breve ao lavar o rosto. Apenas um minuto com a torneira meio aberta, são gastos 2,5 litros de água.

2. Evite tomar banhos demorados. Em 15 minutos são consumidos 135 litros de água. Apenas 5 minutos são suficientes para higienizar o corpo. Além disso, você economiza mais se fechar a torneira enquanto se ensaboa ou usa o xampu.

3. Reutilize a água usada no banho ou depois de lavar roupas para lavar o chão e a calçada de casa. Use um balde ou uma bacia para armazená-la.

4. Ao escovar os dentes ou se barbear, feche a torneira. Isso gera uma economia de mais de 10 litros de água.

5. Não use o vaso sanitário como lixo ou cinzeiro e evite dar descarga sem necessidade. Fique de olho se a válvula da descarga não está com defeito, pois isso pode gerar um gasto de até 30 litros de água.

6. Não lave uma peça de roupa por vez. Junte bastante roupa e utilize a máquina cheia. No tanque, deixe as roupas de molho e use essa água para esfregar e ensaboar, consumindo água nova somente para enxaguar.

7. Limpe a sujeira de pratos e louças apenas com esponja e sabão, deixando para usar a água somente na hora de enxaguar. Se for utilizar máquina, ligue-a somente quando estiver cheia.

8. Utilize um regador para aguar as plantas ao invés de uma mangueira. Em apenas 10 minutos com uma mangueira ligada, você gastará mais de 180 litros de água.

9. Use a vassoura para limpar a calçada. Um esguicho de água desperdiça mais de 270 litros de água em 15 minutos.

10. Lave o carro usando um balde e um pano, pois o consumo nesse caso é de 40 litros. Com a mangueira, seriam desperdiçados mais de 200 litros em 30 minutos.

Plano Nacional de Recursos Hídricos

No Brasil, a orientação das políticas públicas para melhorar a oferta de água em quantidade e qualidade é feita pelo Plano Nacional de Recursos Hídricos (PNRH), estabelecido pela Lei no 9.433, de 1997 (conhecida como Lei das Águas).

O processo de construção do PNRH foi coordenado pela Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano, do Ministério do Meio Ambiente (SRHU/MMA).

A participação do brasileiro no PNRH é um direito do cidadão. Essa integração é possível por meio de discussões, troca de experiências, críticas e sugestões sobre o gerenciamento dos recursos hídricos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário